30 de jun. de 2011

Fênix Santa Paula dá show na primeira fase dos Jogos Escolares

                  No mês de junho foi realizada a primeira fase do 28° Jogos Escolares de São Caetano do Sul. E, como não poderia ser diferente, o desempenho do Colégio Fênix Santa Paula comprova que a escola, além de ter um ensino forte e de qualidade, vem se consolidando, cada vez com mais frequência, como celeiro de revelações no esporte.

                Na primeira fase dos Jogos Escolares foram disputadas oito modalidades: Natação, Damas, Judô, Ginástica Rítmica e Artística, Atletismo, Xadrez e Tênis de Mesa. O Colégio Fênix levou aos Jogos cerca de 80 atletas, que além de darem um show em suas competições, mostraram espírito esportivo e companheirismo.

                O maior número de troféus veio nas modalidades de Ginástica que, juntas, somaram oito subidas ao pódio. Na Ginástica Rítmica Feminina foram dois ouros, nas categorias Mirim e Mini, e uma prata na Infantil Feminino. Na Ginástica Artística Feminina, o Fênix conquistou três ouros nas categorias Mirim, Mini e Pré Mirim, e uma prata na Infantil. Já na Ginástica Artística Masculina, o Colégio chegou ao ouro na categoria Infantil.

                Nas modalidades Natação e Atletismo, o Fênix, também, subiu ao lugar mais alto do pódio, com as equipes Pré-Mirim Masculina, de Natação, e Infantil Masculina, no Atletismo. Destaque para o jovem Gustavo Leme, de 16 anos, que está no 2º ano do EM, e que, com larga vantagem em suas provas, trouxe três medalhas no Atletismo para o Colégio.

                Resultados como esses comprovam o compromisso do Colégio Fênix Santa Paula com o esporte, sem esquecer os resultados dentro da sala de aula. “Nós incentivamos a prática do esporte, treinamos para conseguir bons resultados nos jogos, mas sempre aliamos isso ao desempenho do aluno nos estudos”, ressalta Coordenador de Esportes do Colégio, Marco Aurélio Sacheta.

                A segunda fase dos Jogos Escolares de São Caetano do Sul começa no dia 29 de agosto, e terá, entre outras modalidades, Basquete, Vôlei, Handebol e Futsal, além de outros esportes mais inusitados, como Taco e Queimada.

29 de jun. de 2011

Veja o calendário dos principais vestibulares 2012 de São Paulo (via IG)

Outubro
09 a 14/10 – Fuvest 2012 – Provas de Habilidades Específicas antecipadas das carreiras de Música (São Paulo) e Artes Visuais
Novembro
6/11 – Unesp 2012 – Prova da 1ª fase
13/11 – Unicamp 2012 – Prova da 1ª fase
20/11 – PUC-SP 2012 – Prova 
25/11 – PUC-Camp – Prova de habilidades específicas
26/11 – PUC-Camp – Prova geral
27/11 – Fuvest 2012 – Prova da 1ª fase

Dezembro
5 a 15/12 – Unesp 2012 – Provas de Habilidades Específicas
9/12 – PUC-Campinas 2012 – Divulgação da lista de aprovados
13 a 15/12 – PUC-Campinas 2012 – Matrículas
13 a 16/12 – ITA 2012 – Provas
15/12 – PUC-SP – Divulgação da lista de aprovados 
15 e 16/12 – Unifesp 2012 – Prova de 1ª fase
18 e 19/12 – Unesp 2012 – Provas da 2ª fase
19 e 20/12/ – PUC-SP - Matrícula da 1ª chamada
19/12 – Fuvest 2012 – Divulgação da lista de convocados e dos locais de exames da 2ª fase
20/12 – Unicamp 2012 – Divulgação da lista de convocados e dos locais de exames da 2ª fase
30/12– ITA 2012 – Divulgação dos aprovado

Janeiro de 2012
08 a 10/1 – Fuvest 2012 – Provas da 2ª fase
11 a 13/1 – Fuvest 2012 – Provas de Habilidades Específicas
15 a 17/1 – Unicamp 2012 – Provas de 2ª fase
22/1– ITA 2012 – Apresentação e matrícula dos alunos aprovados
23 a 26/1 – Unicamp 2012 – Provas de Habilidades Específicas
27/1 – Unesp 2012 - Divulgação da lista de convocados em 1ª chamada
30/1 – Unifesp 2012 - Divulgação da lista de convocados em 1ª chamada


21 de jun. de 2011

Balada do Século anima alunos do Colégio Fênix Santa Paula

                Na última sexta-feira, dia 18, os alunos do Colégio Fênix Santa Paula ganharam um presente da direção, a Balada do Século, uma festa organizada pelo departamento de eventos da escola, realizada no Hipérion Buffet, em São Caetano do Sul.

                O evento contou com cerca de 800 pessoas, entre alunos e simpatizantes, e serviu para integrar os jovens, que interagiram nas redes sociais do Fênix Santa Paula antes e depois do evento. “( A festa) foi muito louca”,  enfatiza Arthur Bravo, pelo facebook. O twitter oficial do Colégio sorteou um par de ingressos, o vencedor foi o aluno Giovanne Grotto, que não conteve o entusiasmo. “Eu vou na balada do Século!”, postou em seu microblog.

                Para Leandro da Costa “Melão”, coordenador de eventos do Colégio Fênix Santa Paula, a festa foi um sucesso em todos os sentidos. “Foi muito bom realizar o evento, os alunos estavam precisando de algo que os tirassem da rotina, e conseguimos com a Balada do Século”, destaca o coordenador, que ainda deixa no ar a possibilidade de outro evento para os alunos. “O sucesso foi tão grande que já estamos pensando em fazer mais festas para 2011”, afirma.

                Melão ainda convoca os alunos e amigos do Colégio Fênix Santa Paula para o próximo evento, o Miss e Mister 2011. “Os competidores já foram selecionados, agora nós esperamos todos os alunos no dia 19 de agosto, no Hipérion Buffet”, avisa o coordenador.  E fiquem ligados, pois, serão sorteados dois pares de ingressos para o evento no twitter oficial do Colégio (@fenixsantapaula). Aguardem!

14 de jun. de 2011

Ganhe um par de ingressos para a Balada Fênix

                O Colégio Fênix Santa Paula faz uma promoção exclusiva para seus seguidores do @fenixsantapaula, no Twitter. Você que segue o Colégio pode ganhar um par de ingressos para a Balada Fênix, a festa de encerramento do semestre mais animada do ABC, que será realizada na próxima sexta-feira, no Hipérion Buffet, em São Caetano do Sul.

               Para participar é muito fácil, basta seguir o Colégio Fênix Santa Paula no Twitter e dar um RT na mensagem “Eu quero um par de ingressos para a #BaladaFênix - http://kingo.to/Fye! Siga o @fenixsantapaula e dê RT! #sorteio”.

                A festa será dia 17 de junho, sexta-feira, a partir das 21h, no Hipérion Buffet, na Av. Goiás, n° 1060, em São Caetano do Sul. Lembrando que a promoção é valida apenas para o Twitter. O sorteio será quinta-feira, 16 de junho, às 14h.

13 de jun. de 2011

Festa Junina anima Colégio Fênix Santa Paula

                Quadrilha, bingo, comidas típicas e muita animação. Assim foi a Festa Junina do Colégio Fênix Santa Paula, no último sábado, dia 11, que reuniu pais, estudantes e convidados. Os corredores da escola foram transformados em um grande “Arraiá Caipira”, com barracas de diversos tipos. Já a quadra parecia um grande salão, onde ocorreram as apresentações de danças dos estudantes.

                “Foi um grande momento para o nosso colégio. Tanto os funcionários que ficaram de plantão, quanto os convidados fizeram a festa ficar mais bonita estão de parabéns”, ressalta o coordenador de eventos do Colégio Fênix Santa Paula, Leandro da Costa “Melão”.

                Segundo estimativas do departamento de eventos, mais de mil pessoas passaram pelo colégio durante todo o dia. “Nós tivemos 90% de adesão entro os alunos, isso foi muito importante para o sucesso da festa”, ressalta Melão.

10 de jun. de 2011

Excursão alia aventura e conscientização

                Muita natureza, exercício e aventura. Em Maio os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio do Colégio Fênix Santa Paula participaram uma excursão “à la Indiana Jones”. Realizaram uma caminhada dentro da Mata Atlântica, pela Trilha Torre 47, em Bertioga, que terminou em uma linda cachoeira.

                O caminho possui cerca de 5 km, e não exige grande esforço físico, o que proporcionou aos jovens curtirem a paisagem e a beleza da região. O local está bastante preservado, o que possibilitou aos estudantes observarem na prática, o que aprenderam na sala de aula. Como o ecossistema, cadeia alimentar, noções de preservação do meio ambiente, além da fauna e flora da Mata Atlântica.


7 de jun. de 2011

Você conhece o “Conversando sobre”?

        A parceria entre a escola e a família é defendida por todos os estudiosos da Educação e sabemos o quão é difícil realizar, na prática, essa tarefa. Na tentativa deconstruir essa aproximação estamos apenas formalizando uma atividade que já desenvolvemos desde o segundo semestre de 2010.

      O Projeto “Conversando sobre”, de início, será dividido em dois tipos de atividades: as palestras que são abertas a todos os pais e que acontecem na última quarta-feira de cada mês (às 20h) e as oficinas temáticas que serão vivências e trocas de experiências realizadas com inscrição prévia dos pais e vagas limitadas.

     A ideia desse projeto é criar um espaço de relação com a família, buscando trazer informações significativas que contribuam para o relacionamento com os filhos e que favoreça o vínculo dessa tríade tão importante para a Educação (aluno, escola e família).

         Em maio tivemos nosso maior público na palestra “Adolescência e Sexualidade: na sua época não era assim?”, e acreditamos que isso seja resultado de diversos fatores, como a participação ativa dos alunos na construção e durante a palestra (o resultado final apresentado foi o que os alunos consideraram importante os pais saberem a respeito desse tema), a participação dos pais em palestras anteriores e a divulgação realizada durante a Reunião de Pais.

        Durante esse encontro uma mãe propôs fazer o movimento contrário, ter um encontro com os pais e formatar uma palestra para nossos alunos, e vamos fazer isso, nosso encontro com os pais para a construção dessa atividade acontecerá no início do segundo semestre.

       Esse mês faremos a mesma palestra, que seria reorganizada apenas para os pais do 6º ao 8º ano. No entanto, com o sucesso e o desejo de que tivessem outra oportunidade, mudaremos a proposta inicial e faremos esse encontro voltado para os pais do 6º ano ao 3º EM.

       Estamos apenas iniciando as atividades que visam construir uma relação cada vez mais forte entre a família e a escola, e para que tudo dê certo não apenas a participação, mas também as sugestões de todos são mais que bem-vindas, são indispensáveis!

        Estamos juntos?

        Forte Abraço,

Prof. Rafa Dutra


6 de jun. de 2011

Com danças e comidas típicas Arraial do Colégio Fênix promete animar estudantes e visitantes

        Coloque seu chapéu de palha, vista sua camisa xadrez e não esqueça de lustrar suas botinas. Vem aí o Arraial do Fênix, no Colégio Fênix  Santa Paula, que está marcado para o próximo sábado, dia 11, a partir das 10h.

         A festa vai contar com diversas atrações, desde comidas típicas até brincadeiras como o jogo das argolas, tomba lata, pesca, caixa surpresa e bingo. 

          O visitante, também, poderá aproveitar as apresentações de Street Dance e Capoeira, além de acompanhar as já tradicionais quadrilhas dos alunos do Colégio Fênix Santa Paula.

         “O Arraial do Colégio Fênix vai ser o melhor evento junino de São Caetano. Venha prestigiar e aproveitar”, enfatiza o coordenador de eventos do Colégio, Leandro da Costa “Melão”.

          Cada aluno do Colégio Fênix receberá sua entrada para a Festa Junina do Colégio, porém, quem quiser, pode adquirir mais entradas, basta ir até a tesouraria. Os ingressos custam R$5 (cinco reais).  

3 de jun. de 2011

Dia do Meio Ambiente: você cuida de seu habitat?

             Em um momento no qual muito se fala em sustentabilidade, em ações de combate ao desmatamento e conscientização, comemoramos, no próximo domingo, dia 5, o dia do meio ambiente. Mas, o que fazer para melhorar a situação de nosso planeta?

            Na prática, ainda estamos muito aquém de onde deveríamos estar. Segundo pesquisa realizada nos meses de abril e maio pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em 2011, o desmatamento na Amazônia cresceu cerca de 500%, em relação ao mesmo período do ano passado.

            Hoje, dependemos do terceiro setor ou de ações privadas, como as do Colégio Fênix Santa Paula, que através de parcerias com ONGs, faz a separação de material reciclável, coleta de óleo de cozinha e resíduos eletrônicos e conscientiza seus alunos.

            Porém, é muito mais importante que a população seja alertada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. Então, perto do dia do meio ambiente, no domingo, 5 de junho, vamos nos esforçar para tentar reverter esse quadro de descaso com o meio que vivemos 

A quatro meses do ENEM, candidatos intensificam os estudos

            Porta de entrada nas principais universidades públicas do Brasil, o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, teve suas inscrições abertas, via internet, no último dia 23 de maio. O exame será apenas no mês de outubro, porém, os candidatos já seguem a rotina de estudos para alcançarem seus objetivos no maior teste educacional aplicado no Brasil.

            No Colégio Fênix Santa Paula, em São Caetano do Sul, a prova é tratada como prioridade, a começar pela inscrição, que é realizada pela própria escola. Os alunos, também, são incentivados a realizar plantões de dúvidas, sempre com a supervisão de um professor, que garante uma preparação eficaz. “Não adianta estudar na última hora, nós incentivamos o estudo contínuo, para que o conteúdo seja abordado e todas as dúvidas sanadas”, afirma Genilce Paganotti, professora do Colégio Fênix.


            Na visão do Colégio a prova é uma etapa muito importante, pois é quando os estudantes começam a definir o seu próprio futuro. Essa responsabilidade, também, é passada para os alunos, como o caso da estudante Natalia Torgan, que cursa o terceiro ano do ensino médio, participa e realiza monitoria nos plantões de dúvidas. “Nós procuramos estudar juntos, para que um ajude a tirar a duvida do outro”, ressalta Natalia, que pretende ingressar no curso de Engenharia Química em alguma universidade pública.


            A primeira etapa da preparação foi iniciada com a realização dos plantões de dúvidas e provas simuladas, que ajudam os futuros universitários a adquirirem resistência física e mental, necessárias para que o estudante consiga realizar o exame até o final. “São dois dias de prova com 190 questões, além da redação. O ENEM exige muita resistência”, ressalta Natalia Torgan.


            Com a proximidade da prova, o estudo massivo deve ser revezado com lazer, deixando as vésperas do exame apenas para a descontração. “Os alunos são instruídos a deixar os livros de lado nos dias que antecedem a prova. Uma vez que seguiram a rotina de preparação para o vestibular, não adianta intensificar os estudos nos últimos dias antes do exame, porque a confusão, certamente, vai tomar conta da cabeça dos estudantes. Por isso, é preciso que se dediquem ao descanso e relaxamento”, finaliza Genilce.

1 de jun. de 2011

Alunos conhecem as várias formas de um gigante: Rio Tietê

            Imponente pelo seu tamanho, porém não muito bem-vindo pelo seu cheiro, quem passa pelo rio Tietê, em São Paulo, não imagina que ele nasceu limpo, e mal pode imaginar que após sua passagem pela capital do nosso estado ele possa reviver em águas mais calmas.

            No último dia 6 de maio os alunos do 6º ano do Colégio Fênix foram até Salesópolis, no interior de São Paulo, entender mais sobre o nosso velho conhecido Tietê. Desde a saída do colégio, passando pela capital paulista, até a chegada na cidade de Salesópolis, sua nascente, foram realizados estudos sobre a atual situação do Rio Tietê, formas de combate a poluição e a conscientização para a preservação de sua vida.

            "Aprendemos, lá, que o Tietê não é um rio totalmente poluído. É um rio puro, que nasce potável. O problema é que ao longo do caminho passa por indústrias, áreas urbanas e isso o deixa sujo, como vemos em sua extensão na cidade de São Paulo". Lucas Yudi Ganeko, aluno do 6ºB

             “Aqui não se deixa nada, a não ser pegadas; Não se tira nada, a não ser fotos”, com essa frase os jovens estudantes saíram da cidade de Salesópolis levando algo que todos precisamos ter em nossas vidas, o comprometimento com o meio ambiente. Na viagem as crianças agregaram estudos de Biologia, Física, Química, Geografia e Matemática, que estão contidos no sistema ETAPA.