31 de out. de 2011

Comunicado Copa SEJEL-Futebol de Campo

Senhores Pais,

O Prof. Márcio Bertini informa que, sábado, dia 05, terá jogo da Copa Sejel – Futebol de Campo, para os atletas nascidos em 2000 e 2001.
Local: Estádio Vila Gomes – Centro Esportivo Valentino Redivo (Rua Coronel Oliveira Lima, sem nº - Ribeirão Pires – Erf: ao lado da Faculdade FIRP).
Horários de saída do colégio: 7h20
Horário do Jogo: 1º jogo às 8h20 – Quartas de finais
                            se vencer o 1º jogo terá outro às 09h20 – Semi-final
                            se vencer o 2º jogo terá outro às 10h20 – Final
Observações:
Não esquecer de levar o RG original e o uniforme do jogo completo e meião branco;
Os pais irão ajudar a levar os alunos para o jogo. Quem for direto ao local chegar com 30 min. de antecedência. Quem precisar de transporte avisar o Prof. Márcio.

Hoje, também, é dia do Saci Pererê!!!

          Dia 31 de outubro comemoramos o Halloween, mas não podemos esquecer que hoje, também, é dia do nosso brasileiríssimo Saci Pererê.
Quem é o Saci?           
           Você sabia que existe um dia, no Brasil, dedicado à comemoração do Saci? E o Saci você sabe quem é? Onde ele surgiu? Já ouviu alguma vez a história desse personagem fantástico?
Saci Pererê
            O Saci é um personagem brasileiro mitológico1  que habita o imaginário popular brasileiro principalmente no interior do país onde ainda se mantém o hábito dos mais velhos, de contarem histórias aos mais jovens nas tranqüilas e claras noites de lua.
            Representado atualmente pela figura de um menino negro de uma só perna que possui um gorro vermelho na cabeça e traz sempre um cachimbo na boca. De Norte a Sul do Brasil, além do nome, são várias também as definições e representações atuais que se tem dele. No nordeste, de uma forma geral ele segue a representação antes descrita que é a mais conhecida atualmente e a mais popular.
            No Sul e Sudeste há algumas variações. No Rio Grande do Sul, por exemplo, ele é retratado como um menino negro perneta de gorro vermelho que se diverte atormentando a vida dos caminhoneiros e aventureiros que gostam de viajar. Deixando-os areados ele os faz perder o destino. Ranços culturais europeus podem ter influenciado o Saci em Minas Gerais onde ganhou acessórios como: “um bastão, laço ou cinto, que usa como a “vara de condão” das fadas européias” (site: http://www.terrabrasileira.net/folclore/regioes/3contos/saci.html). Já em São Paulo, apesar de manter essas mesmas características básicas ele possui um boné em lugar do gorro.
De onde vem o (s) Saci (s)?
            Segundo a crença popular os Sacis vivem setenta e sete anos e se originam do bambu. Após sete anos de “gestação” dentro do gomo do bambu ele sai para uma longa vida de travessuras e quando morre se metamorfoseia em cogumelos venenosos ou em “orelhas de pau”. Quem é do interior ou já foi ao campo a passeio deve ter visto alguma vez, uma espécie de cogumelo que se forma nos troncos das árvores e que se parece com uma orelha. É isso que os matutos chamam de “orelha de pau”.
As principais características
            Apesar das inúmeras definições dessa famosa entidade folclórica algumas características são mais presentes e recorrentes nas descrições do Saci. Sabe-se que em geral:
- é um ser que vive nas matas;
- é extremamente misterioso;
- é negro, pequeno e possui apenas uma perna;
- usa um capuz vermelho e um cachimbo;
- não possui pêlos no corpo;
- não possui órgãos para urinar ou defecar;
- só tem três dedos em cada mão;
- possui as mãos perfuradas;
- adora assoviar e ficar invisível;
- vive com os joelhos machucados, resultado das travessuras;
- tem o domínio dos insetos que atormentam o homem: mosquitos, pernilongos, pulgas, etc.;
- fuma em um pito e solta fumaça pelos olhos;
- adora fazer travessuras;
- pode, em momentos de bom humor ajudar a encontrar coisas perdidas;
- gira em torno de si feito um pião e provoca redemoinhos;
- pode ser malvado e perigoso;
- adora encantar as criancinhas faze-las perder-se na mata;
Saci: malvado ou apenas peralta?
            Entre todas essas características uma é unânime: sua personalidade travessa. Algumas pessoas acreditam que ele é mau outros dizem que ele é apenas um garoto traquino que adora fazer pequenas travessuras, mas sem o intuito de fazer o mal, apenas de se divertir. Seja como for diz a lenda que ele é muito peralta. Adora assustar os animais, prendê-los, criar situações embaraçosas para as pessoas, esconder objetos, derrubar e quebrar as coisas, entre outras danações.
            Diz a lenda que ele não é apenas um brincalhão ou um espírito mau. Tratar-se-ia de um exímio conhecedor das propriedades medicinais das ervas e raízes da floresta. Se alguém precisa entrar na mata e pegar algo, portanto, tem que pedir autorização do Saci, pois entrando sem permissão cairá inevitavelmente em suas armadilhas.
Como escapar do Saci?
            Algumas pessoas afirmam que o único meio de driblar o negrinho é espalhando cordas ou barbantes amarrados pelo caminho. Assim ele se ocuparia em desatar os nós, dando tempo da pessoa fugir de sua perseguição. O Saci também tem medo de córregos e riachos, por isso, atravessar um pode ser uma alternativa, pois o Saci não consegue fazer a travessia.
            Mas o único meio de controlar um Saci, segundo o mito, é tirando-lhe o gorro e prendendo-o em uma garrafa. Para isso é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento em um redemoinho. Só dessa forma se pega um Saci. Uma vez preso e sem o gorro que lhe dá poderes ele fará tudo que for mandado.
As origens
            Diante de todas essas informações fica a pergunta: onde teria nascido a lenda do Saci? Os estudos sobre o folclore brasileiro apontam a origem indígena quando falam da lenda do Saci. Esse mito teria surgido na região Sul do Brasil durante o período colonial, por vota do final do século XVIII, por ocasião das Missões.
            A alcunha pela qual o Saci é mais popularmente conhecido é Saci-Pererê, mas seu nome originalmente era Yaci-Yaterê de origem Tupi Guarani. De acordo com a região do Brasil ele pode, porém, ser conhecido por uma variedade de apelidos.
            O dicionário Aurélio traz as seguintes variações de nomes do Saci: “Saci-cererê, Saci-pererê, Matimpererê, Martim-pererê” (AURÉLIO, 2005). Além dessas denominações Martos e Aguiar (2001, p. 75) apontam ainda: “saci-saçura, saci-sarerê, saci-siriri, saci-tapererê ou saci-trique”. Por ser considerado por alguns um perito na arte da transformação em aves, o negrinho travesso recebe ainda nomes de passarinhos nos quais se transforma, como por exemplo: matitaperê, matintapereira, sem-fim, entre outros (ibidem, p. 75). Na região às margens do Rio São Francisco ele é conhecido pela alcunha de Romão ou Romãozinho.
A metamorfose do Saci
            Quando surgiu, o saci foi representado por um curumim2 endiabrado, de uma perna só e de rabo. Suas traquinagens tinham como objetivo atrapalhar a entrada dos intrusos na mata, ou seja, no território indígena. Era provavelmente uma forma encontrada pelos nativos de resguardar seu território da invasão dos indesejados homens brancos.
            A figura original do Saci – garoto índio – sofreu alterações por ocasião da inserção, na cultura brasileira, de elementos africanos e europeus, trazidos para cá pelos negros escravos importados da África e pelos colonizadores.
            Ao chegarem a terras brasileiras trazendo seus próprios mitos e difundindo-os entre os que aqui habitavam, africanos e europeus provocaram uma mescla de características das três culturas, assim, a lenda do saci ganhou elementos novos.
            O Saci se transformou em um garoto negro de características físicas africanas. Alguns acreditam que a ausência da perna se deveu a uma perda sofrida em uma disputa de capoeira, luta praticada pelos negros africanos. Também ganhou um cachimbo, típico dos costumes africanos. Da cultura européia ganhou um elegante barrete vermelho que reza a lenda, é a fonte de seus poderes mágicos.

Conclusão
           Apesar de todo o encanto dessa lenda e desse personagem. Mesmo com a resistência em alguns lugares da cultura de contar histórias, o que se percebe hoje é a desvalorização da cultura oral e o enfraquecimento desses costumes a cada dia.
            Alguns fatores, porém têm contribuído para que o Saci não se apague da memória de nosso povo e facilitado o acesso de mais pessoas a essa lenda que integra o patrimônio literário e cultural brasileiro.
            Graças à criatividade de escritores brasileiros como: Maurício de Souza, Monteiro Lobato e Ziraldo, esse personagem viajou do campo para as grandes metrópoles e até mesmo para o exterior através de suas obras.
            Monteiro Lobato, escritor conhecido do público infantil, foi o primeiro a lembrar o Saci. Nas décadas de 1970 e 1980 o personagem apareceu nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo e o personagem ficou conhecido em todo o País. Este é, talvez, o escritor que mais difundiu esse personagem, primeiro através da obra escrita e depois através da obra televisionada, que hoje tem alcance internacional, levando nosso personagem ao conhecimento do mundo.
            Maurício de Souza, criador da turma da Mônica, também incluiu o Saci nas suas histórias em quadrinho, principalmente nas do personagem Chico Bento, que é um matuto da roça. Outro que imortalizou o Saci em sua obra foi Ziraldo com a criação da turma do Pererê, que também alcançou as telas da televisão.
            Além do impulso dado pela literatura, outro fato importante foi a criação, em 2005, pelo governo brasileiro, do dia nacional do Saci, que deve ser comemorado dia 31 de outubro. Essa idéia surgiu com o intuito de minimizar a importância que se dá à comemoração do dia das bruxas3, reduzindo assim, a influência de culturas importadas e favorecendo a valorização da cultura e do folclore nacionais.
Fonte: http://www.infoescola.com/folclore/a-lenda-do-saci-perere/

29 de out. de 2011

Lançamento e exposições ditam o ritmo na II Expo Livro Fênix Santa Paula

            As pessoas que compareceram ao Colégio Fênix Santa Paula neste sábado, dia 29, tomaram um “banho” de cultura e informação com os trabalhos feitos pelos alunos da instituição. Entre todas as atividades, destaque para a I Mini-Feira de Profissões, o lançamento da cartilha “Educação Financeira para Jovens” e as variadas peças teatrais ao longo do dia.
            A feira contou com mais de quarenta trabalhos apresentados, entre exposições e mostras de arte, quatro peças de teatro, três palestras, um lançamento, além de outras atividades que ocorreram simultaneamente e agradaram o público presente. “É uma grande experiência poder participar de um evento que tem tantas atividades e ainda sem pagar nada”, afirma o aluno do Fênix Santa Paula, Eduardo Kano.
            Para os organizadores do evento, o sucesso da II Expo Livro Fênix Santa Paula é parte do resultado de um trabalho voltado para a formação humana, que é uma das premissas da instituição, desde sua fundação. “O que vimos hoje aqui no Colégio é fruto de um trabalho constante durante o ano e nos orgulhamos dos nossos alunos, pela qualidade e comprometimento com as nossas propostas”, ressalta a vice-diretora geral do Colégio Fênix Santa Paula, Renata Souza Leite.
Lançamentos, um show a parte!
            Acompanhando os grandes eventos de educação do mundo, a II Expo Livro Fênix Santa Paula, também, teve seu espaço para os lançamentos. A cartilha “Educação Financeira para Jovens”, uma produção conjunta entre o Colégio Fênix Santa Paula e o matemático, professor Pio Mielo, docente do colégio.
            “Tão importante quanto apresentar às pessoas estudos e trabalhos é dar a oportunidade para que elas criem e desenvolvam ideias e multipliquem isso com outras pessoas”, afirma a vice-diretora geral do Colégio, Renata Souza Leite.

28 de out. de 2011

Quer conhecer mais sobre as profissões? Visite a Mini-Feira de Profissões da II Expo Livro Fênix Santa Paula

Quer conhecer mais sobre as profissões?
Visite os trabalhos do 9º Ano

Sala 14 (Ensino Médio)
Medicina
Biomedicina
Educação Física
Fisioterapia
Veterinária
Faculdades
Profissões do Futuro

Sala 18 (Ensino Médio)
Gastronomia
Publicidade
Jornalismo
Música
Moda
Arquitetura

Sala 20 (Ensino Médio)
Administração
Direito
Ciências da Computação
Engenharia
Hotelaria
Economia

Rodas de Conversa na Mini-Feira de Profissões da II Expo Livro

Rodas de Conversa
Quer conversar com um profissional da área?
Veja a programação e aproveite!
Sala 16 (no Ensino Médio)


10h: Engenharia e Publicidade
10h30: Medicina
11h: Engenharia e Música
11h30: Arquitetura
12h: Economia e Administração
12h30: Biomedicina
13h: Ciências da Computação
13h30: Jornalismo
14h: Moda
15h: Fisioterapia
15h30: Educação Física

Confira as últimas atrações da II Expo Livro Fênix Santa Paula!!!

24 de out. de 2011

II Expo Livro Fênix Santa Paula - Está chegando!!!

Locação de Armários Pessoais


            O COLÉGIO FÊNIX SANTA PAULA e a GLOBALBOX, empresa especializada em locação de armários pessoais, firmaram uma parceria para oferecer o melhor serviço em locação de armários pessoais, destinado à guarda de livros, cadernos, materiais esportivos e acessórios.

          Essa iniciativa proporcionará maior conforto e praticidade aos nossos alunos, diminuindo o peso das mochilas.

            Os alunos interessados em alugar um armário pessoal devem acessar a partir de 10/11/2011 o site www.globalbox.com.br ou entrar em contato através de um dos telefones abaixo.

            Em poucos minutos o aluno escolhe o armário de sua preferência, preenche o cadastro e seleciona a melhor condição de pagamento. Tudo muito simples e rápido. Após o pagamento, a senha é enviada para o email cadastrado, com total segurança e comodidade.

            A partir de hoje, está disponível no Colégio um módulo de amostra para que os pais e alunos possam conhecer o espaço interno do Box e o exclusivo trancamento do armário – um cadeado de senha importado dos E.U.A.

           Um promotor GLOBALBOX estará no Colégio na 1ª semana de aulas para auxílio na abertura dos cadeados dos alunos que já alugaram e também para esclarecimento de dúvidas.

           Acesse www.globalbox.com.br para escolher seu armário para 2012. Se preferir, entre em contato pelos telefones (11) 3073 0630 ou (11) 3522 9694 

19 de out. de 2011

Alunos do 3°EF visitam ao Jardim Botânico

Texto: Prof. Mônica Galiassi

            No início deste mês os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental I foram ao Jardim Botânico de São Paulo. Lá, puderam observar diversas paisagens consideradas as mais lindas da cidade de São Paulo, do Brasil e do mundo.

            Conheceram as plantas aquáticas, como as ninfeias, detalharam o conhecimento sobre a polinização das flores e sobre o Pinheiro do Paraná, que está em extinção.

            Na estufa, viram plantas típicas da Mata Atlântica, descobriram curiosidades sobre as bromélias, os cactos e sobre as plantas que nascem em cima de outras para aproveitarem os nutrientes.

            Enfim, foi um estudo de campo muito rico para o nosso entendimento sobre as plantas e, principalmente, sobre a importância da preservação da natureza.


18 de out. de 2011

GABARITO- PROVA GERAL 2 ETAPA - 6° ao 9° ano





Alunos do 4°ano visitarão cantina italiana

            Amanhã, dia 19, os alunos do 4° ano experimentarão o melhor da culinária italiana. Os estudantes almoçarão na Cantina “Famiglia Rossi”, em São Caetano do Sul. O passeio é uma iniciativa da equipe do Ensino Fundamental I.

             “Os alunos dos 4 os  anos estão estudando a influência dos imigrantes na cultura brasileira e irão expor atividades alusivas ao tema. Para isso, levaremos os alunos a uma cantina italiana”, ressalta a coordenadora do Ensino Fundamental I, Cilene Donadio.

            As crianças do 4°ano A, que estudam no período da manhã, terão aula normal até às 11h, já os alunos da turma B, que entram no período da tarde, deverão chegar às 10h45.  Após o retorno, que está previsto para às 13h30, as aulas serão retomadas.  Os estudantes deverão estar trajados com os uniformes.

            Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos comunicados, pois o pagamento para o passeio deve ser efetuado até hoje, dia 18. Caso você não tenha recebido o aviso ou ficou com qualquer dúvida entre em contato com o Colégio Fênix Santa Paula (4221-1334). 

17 de out. de 2011

Estudantes EFI utilizam laboratório para auxiliar o aprendizado

                Durante o mês de setembro os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I realizaram atividades sobre as propriedades da água e as funções das plantas. Com a supervisão da professora de Ciências, Mônica Galiassi, os estudantes aprenderam, na prática, no laboratório do colégio.

                Segundo a Prof.ª Mônica, as crianças puderam ter outra visão sobre as matérias abordadas, o que facilita o aprendizado.  A finalidade da ida dos alunos ao laboratório foi mostrar, através de experimentos simples, certas particularidades de cada matéria”, ressalta a professora de Ciências.

            Segundo a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Cilene Donadio, outras atividades estão marcadas para o laboratório. “Aprender na prática enriquece ainda mais o aprendizado das crianças”, afirma a coordenadora. 
            

14 de out. de 2011

Com apenas 3 anos, Colégio Fênix mantém ascensão no ENEM

            O Ministério da Educação divulgou, no mês passado, o resultado da prova do ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio, realizado em 2010.  Com apenas três anos de existência, o Fênix Santa Paula alcançou uma expressiva pontuação, ficando em terceiro lugar na prova objetiva e em segundo, na redação, entre as escolas de São Caetano do Sul, estando, também, à frente de renomados colégios da região do ABC.

            Os alunos do Colégio Fênix obtiveram 644,29 pontos de média geral no exame. Os estudantes ainda registraram a nota 607.75 na prova objetiva, enquanto na redação a escola ficou com a segunda melhor pontuação da cidade, 682.44.

            Mesmo com o descrédito envolvendo a aplicação o Exame Nacional do Ensino Médio, o resultado foi visto com bons olhos pela direção do colégio. “O ENEM não é o foco da maioria dos nossos alunos, já que algumas faculdades públicas ainda não o utilizam. Mas, é bom saber que estamos em constante progresso e com um desempenho acima da média, inclusive a frente de instituições que, um dia, serviram como referencia para nós”, explica Renata Souza Leite, vice-diretora geral do colégio.

13 de out. de 2011

Diversão e solidariedade marcam o Dia das Crianças no Fênix Santa Paula

            Na última terça-feira, os alunos do Colégio Fênix Santa Paula festejaram o Dia das Crianças com atividades recreativas na quadra da escola e, ainda, exercitaram a solidariedade através de doações de material escolar.

            Durante todo o dia os monitores da empresa de recreação infantil UPI-AIA agitaram os estudantes com muitas atividades, gincanas e brincadeiras que fizeram a alegria da garotada.  Como parte da comemoração do Dia das Crianças, os alunos arrecadaram material escolar para serem entregue a ONG Amigos do Bem, instituição que atua no nordeste do país.

            “O Brasil tem um grande problema que é a desigualdade social e é nosso dever promover a solidariedade em nossas crianças”, afirma a diretora pedagógica do Fênix Santa Paula, Isabel Batista.


11 de out. de 2011

Coral faz apresentação no Dia das Crianças


      O Coral do Colégio Fênix Santa Paula se apresentará, amanhã, às 14h, no Parque Central, em Santo André. A apresentação, sob o comando da profa. Tania Bertassoli faz parte da programação especial do Dia das Crianças. Lembrando, que os alunos que participarão do evento devem ser levados pelos próprios pais ao Parque Central!

10 de out. de 2011

Calendário de Atividades Especiais - Ensino Fundamental I

Srs. Pais ou responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental I. Confiram o “Calendário de Atividades Especiais” para os meses de outubro e novembro.


ATENÇÃO: De 21 a 25 de novembro a semana será destinada à recuperação referente as AEs do 2º trimestre.


Atenciosamente,
Cilene R. M. Donadio
Coord. Pedagógica











7 de out. de 2011

Fênix Santa Paula divulga data das peças teatrais do EFI

         Conforme já divulgamos anteriormente, o segundo semestre é, sim, o período das artes cênicas para os alunos do Ensino Fundamental I. Com a direção da professora de Artes, Marisa Castro, os estudantes interpretarão diversas obras, que começam a ser apresentadas a partir desse mês.

            Difundindo a ideia de preservação da natureza, as crianças dos 3°s anos apresentarão a peça "Floresta do Raio Vermelho", dedicada ao Ano Internacional da Floresta. O espetáculo será uma das atrações da II Expo Livro do Colégio Fênix Santa Paula, que ocorrerá no dia 29 de outubro. A turma A subirá ao palco às 9h30 enquanto a B às 10h30.

            Dois clássicos da literatura infantil serão apresentados no decorrer do mês de novembro. Os alunos dos 4°s e 5°s anos A apresentarão uma releitura de “Cindelera”, respectivamente, nos dias, 22 e 23. Já os 4°s e 5°s B representarão fielmente “Alice no País das Maravilhas”, também, na mesma ordem, nos dias, 22 e 23.

            Para fechar a série de apresentações teatrais, dia 24 de novembro, os alunos dos 1°s e 2°s anos interpretarão um musical inspirado no grupo teatral “Parlapatões”, tendo como temática principal a arte circense.

             


Serviço:

Peça: “Floresta do Raio Vermelho”;
Data: 29 de outubro;
Turmas: 3º A e B;
Horário: Turma A 09h30 e B 10h30.

Peça: “Gata Borralheira”;
Data: 22 de novembro;
Turma: 4° A;
Horário: 19h30.

Peça: “Alice no País das Maravilhas”;
Data: 22 de novembro;
Turma: 4°B;
Horário: 20h30.

Peça: “Gata Borralheira”;
Data: 23 de novembro;
Turma: 5° A;
Horário: 19h30.

Peça: “Alice no País das Maravilhas”;
Data: 23 de novembro;
Turma: 5°B;
Horário: 20h30.

Peça: “O Fantástico Mundo do Circo”;
Data: 24 de novembro;
Turmas: 1°s e 2°s anos A e B;
Horário: 19h30.

Local: Colégio Fênix Santa Paula (Rua Martim Francisco, 472, Bairro: Santa Paula, São Caetano do Sul).

5 de out. de 2011

Parceria com a ONG Ideia Verde – Lixo Eletrônico

            Agora, seus resíduos eletrônicos podem ter o destino correto. Basta você levar até o Colégio Fênix Santa Paula e depositá-los em um dos pontos de coleta espalhados pela escola.

            Uma parceria entre o Fênix e a ONG Ideia Verde tornou o colégio um Ponto de Entrega Voluntária – PEV, para resíduos eletrônicos.

ONG Ideia Verde:

            A Idéia Verde é responsável pela coleta de lixo eletrônico e especialista na seleção de elementos químicos que trazem altos riscos a natureza se levados ao descarte incorreto.Estes elementos químicos podem ser reaproveitados em novos equipamentos eletrônicos, e nós somos especialistas em dar o destino certo.

4 de out. de 2011

Somos espelhos!!!

Por Andréa Brandão
            Começo este texto com indagações: Será que temos consciência de que somos referências para nossas crianças? Será que percebemos que somos observados e copiados diariamente por elas?

            Pois é, cada gesto, cada atitude, reflete diretamente no crescimento e na formação desses pequenos seres que nos têm como super heróis.

            Com tanta responsabilidade em nossas mãos, cabe a nós refletirmos a cada ato, a cada palavra falada, cada julgamento feito...

            O grande mediador para os melhores exemplos possíveis é o “AMOR”. Se agirmos sempre com pureza, sensibilidade e verdade, já teremos grandes chances de acertos.

            Sabemos que não há manual de instrução para se educar uma criança, porém sabemos também que o limite, o resgate dos verdadeiros valores da vida, são ingredientes imprescindíveis para o caminhar na direção correta.

            Fiquemos demasiadamente atentos à nossa maneira de ser e de agir, pois com certeza faremos parte da colheita desses frutos!

Parceria entre Fênix Santa Paula e Fundação ABRINQ

          Tendo como uma de suas premissas o apoio social, o Colégio Fênix Santa Paula incentiva ações que busquem sempre contribuir com o bem comum da sociedade. Desde sua fundação, em 2009, o Fênix contribui com a Fundação ABRINQ, uma organização sem fins lucrativos, que desde 1990 promove a justiça da criança e adolescente no Brasil.

        Qualquer pessoa ou empresa pode ajudar financeiramente ou de outra forma. Acesse o site e conheça mais o projeto: www.fundabrinq.org.br.