31 de jan. de 2012

O Guardião da Chave

            Ele vê todas as pessoas que entram e saem do Colégio Fênix Santa Paula, garante a segurança das crianças, tem um carisma de dar inveja a qualquer político, além de ser o “Tio” com mais sobrinhos da cidade. Estas são algumas das características de Adelino Raminelli, o “Tio Adelino”, figura adorada por todos no Colégio.

 Mais que um vigia, “Tio Adelino” tem uma puxada rotina. É ele quem abre e fecha o Fênix Santa Paula. “Abro o portão às 6h20 e não tenho hora para fechar. Vai de acordo com o que está acontecendo no Colégio”, ressalta.A atribuição até já lhe rendeu alguns apelidos. “O pessoal me chama de São Pedro”, afirma o vigia, fazendo alusão ao santo que é conhecido por ter a chave do Céu.

            Morador de São Caetano, mas natural de Anglo, no Paraná, “Tio Adelino” tem 46 anos e é pai de dois filhos, Jeferson, de 26 anos, e Joyce, de 16. Além disso, se “derrete todo” ao falar da netinha Isabel, de apenas 2 anos. “Ela é o xodó da família”, orgulha-se Adelino.

            Há dez anos, o paranaense, que se radicou em São Paulo, viu no emprego como vigia uma alternativa para se recolocar profissionalmente. “Trabalhei 30 anos como metalúrgico, mas, com a m o d e r n i z a ç ã o, acabei perdendo espaço”, lembra. Adelino está no Colégio
Fênix desde sua fundação, em 2009, e atribui sua permanência na instituição ao fato de passar confiança para as pessoas. “Conheço o Paulo (Leite) e as meninas (Gabriela e Renata) há muito tempo. Eu os tenho como da minha família”, destaca “Tio Adelino”.

            E se engana quem acha que esse “guerreiro” pensa em aposentadoria. “Não sei nem quanto tempo falta. Adoro criança e me sinto bem fazendo meu trabalho. Por mim, fico aqui até quando der”, finaliza Adelino, com um enorme sorriso no rosto.

27 de jan. de 2012

A engenharia dos Sonhos


            “Trabalhar com o coração, sair da razão e agir com a emoção. Eu não conheço uma ideia que tenha dado certo, sem que se tenha sido colocado um por cento de coração nela. Pode até dar certo, mas não vinga por muito tempo”, ressalta o Fundador e Diretor Geral do Colégio Fênix Santa Paula, Prof. Paulo Souza Leite, falando sobre o segredo do sucesso.


Casal Paulo e Silvia Leite
            Engenheiro de formação, educador por vocação. Assim é possível definir, em poucas palavras, o Fundador do Fênix Santa Paula, Paulo Souza Leite. Nascido em Itapeva, no interior do Estado de São Paulo, veio ainda criança para se tornar um paulistano da Zona Leste. De família humilde, sempre correu atrás de seus objetivos. “Tentei se jogador de futebol e até tinha certa habilidade na meia direita”, afirma. Porém, foi o caminho dos estudos que acabou sendo trilhado.

            Como Engenheiro, sempre trabalhou na área de telecomunicações em emissoras, como Rede Record, Transamérica e Metropolitana. Também, na Engenharia, deu seus primeiros passos como professor, lecionando em cursos específicos. Daí para frente não parou mais. Junto com sócios, fundou uma instituição, onde, também, atuou dentro da sala de aula.  Segundo Paulo, a experiência em sala é muito importante e, depois de dez anos, oficialmente, sem lecionar, a atribuição lhe dá saudades.

            Após divergências com antigos sócios Paulo sentiu a necessidade de assumir um novo desafio: fazer nascer o Colégio Fênix Santa Paula. Assim como na mitológica história grega da Fênix, a família Souza Leite renasceu e, junto com eles, uma legião de apoiadores que acreditaram na nova ideia. “Sem a ajuda da equipe de profissionais que vieram com a gente para cá neste novo desafio, nós não teríamos chegado até aqui”, enfatiza o Diretor.  

            Desde então, um novo conceito vem sendo aplicado pelo prof. Paulo, que pôde colocar em prática uma união que vem dando certo: construir uma escola do século XXI, usando a tecnologia como ferramenta de educação, sem deixar de lado o ambiente tradicional e familiar, fundamental na formação de cidadãos. “A questão não é simplesmente trazer novas tecnologias. Temo como meta criar possibilidades para o jovem utilizar dentro da escola aquilo que ele já conhece lá fora e usa como lazer”, explica.

            E, assim, os sonhos são criados e as histórias construídas. “Mais do que simplesmente ensinar ou dar uma bolsa de estudos, investir no ser humano é o mais importante. É muito gratificante encontrar um ex-aluno e ver que hoje ele tem uma profissão, está bem sucedido, e saber que, de uma forma ou de outra, eu participei dessa jornada e de suas conquistas”, finaliza o professor Paulo Souza Leite.

24 de jan. de 2012

Respeito e cumplicidade. A fórmula de três décadas de trabalho

            Uma mulher de fibra, querida por todos, pronta para mover montanhas por um ideal nobre e justo. Pode parecer a sinopse de uma novela global, um filme hollywoodiano ou um best seller literário, mas não é. Mesmo a história sendo digna de tais fatos, nesse mês, falaremos de uma pessoa conhecida e querida por todos, a Secretária Geral do Colégio Fênix, Elaine Aparecida.

            Nascida e criada em São Caetano do Sul, no bairro Olímpico, Elaine sempre dedicou-se a cuidar de sua família. Mesmo passando por problemas pessoais, correu atrás de seus sonhos, trabalhou no hospital Márcia Braido e na GM. Paralelamente a essas atividades, conseguiu se formar no curso de pedagogia. “Foram momentos difíceis, mas consegui alcançar meu objetivo”, afirma Elaine.

            Mesmo sendo uma professora competente, a vida tratou de levá-la para o outro lado da relação com os alunos e, quando viu, estava trabalhando em outro tipo de ambiente dentro da escola, no setor administrativo. Depois de quase 30 anos de profissão, entre transições e momentos turbulentos, Elaine não se arrepende de nada. “Sempre trabalhei com dedicação e amor. Hoje, faltam três anos para eu me aposentar e deixo muito claro que não pretendo parar”, finaliza a secretária.

23 de jan. de 2012

Cuidado com as viroses


            É chegado o verão e, com ele, dias muito quentes, exposição solar, praias e piscinas. Uma combinação perfeita que favorece os casos de virose. Nessa época do ano, que normalmente chega juntamente às férias escolares, muitas pessoas passam a comer de forma desregrada, deixando a imunidade mais baixa e ficando mais suscetíveis a pegar as famosas e indesejadas viroses. Em geral, os sintomas são febre, vômitos e diarreia seguidos de muito cansaço e mal-estar.

            Para combater o vírus, é necessária muita hidratação. Além disso, é fundamental manter uma alimentação leve, balanceada e regular, para recompor a flora intestinal e desintoxicar o organismo.

             Os especialistas recomendam que, por dia, sejam feitas três refeições principais
com dois lanches entre elas. Uma boa dica é se utilizar de produtos naturais (frutas, legumes e verduras), importantes auxiliares no processo de reequilíbrio do corpo.

            Fibras, vitaminas e minerais também estimulam as funções do organismo, fazendo-o reagir contra a virose. É essencial ingerir muito líquido, de preferência sucos naturais e água. Os médicos indicam que cada pessoa deve ingerir, no mínimo, três litros por dia.

20 de jan. de 2012

NFH chega quebrando paradigmas em 2012

    A partir deste ano, o NFH - Núcleo de Formação Humana- estará, efetivamente, funcionando na Instituição. Professores e coordenadores já estão a todo o vapor com ideias e projetos para o início do ano letivo. Mas, realmente, como os alunos serão beneficiados pela criação desse projeto? Entenda como funcionará essa inovação da escola.


    Segundo o idealizador do NFH, o professor e psicólogo Rafael Dutra, “o núcleo terá atividades específicas para cada idade e turma, sendo aplicadas em um ambiente fora do padrão de aula normal”, revela.


    O Ensino Fundamental I terá aulas uma vez por mês com os coordenadores do NFH que, utilizando forma simples e didática, abordarão o conceito de cada área. O primeiro semestre será dividido em quatro áreas, Pró-Sáude, ConsientizAÇÃO (Direitos Humanos), Eco S.A. (Meio Ambiente) e Fênix Cultura (Artes e Cultura). Já as turmas do EFII e Médio terão encontros semanais, dentro da grade, com os coordenadores do Núcleo, que abordarão diversos temas.


    Além das atividades em horário de aula, o Núcleo de Formação Humana proporcionará diversas outras ações, como exposições, cine-debates, palestras e o já tradicional “Conversando Sobre”, que terá um novo formato. Os alunos do 9º ano ao 3°EM, ainda poderão participar com monitorias através das “Ligas”, que funcionarão como ferramenta de união dos alunos ao NFH, ajudando a organizar os eventos e fomentando as iniciativas.

19 de jan. de 2012

Férias culturais: confira o roteiro no interior e litoral

            O mês de janeiro é marcado pelo período de férias e descanso. Muitas famílias viajam para o interior ou litoral. E, para dar mais uma opção de lazer para quem está fora de casa, elaboramos um pequeno roteiro com sugestões de lugares que você e sua família não podem deixar de visitar.

            Para quem estiver na Baixada Santista, uma boa dica é o Museu do Café, situado na antiga Bolsa Oficial de Café, inaugurada em 1922 e que controlava o mercado cafeeiro da época. O museu funciona de segunda a quinta-feira e fica no centro de Santos (Rua XV de Novembro, nº 95). Mas, se você prefere conhecer a vida marinha, uma boa dica é o já tradicional Aquário de Santos (Avenida Bartolomeu de Gusmão, Praça Vereador Luiz La Scalla, na Ponta da Praia). O local fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h.

            Agora, o interior de São Paulo possui, também, ótimas atrações para visitação com a família. Quem estiver na região de Itu não pode deixar de conferir o Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, nº 67). O local foi construído em meados do século XIX e guarda em seu interior um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte, que são a memória do movimento republicano brasileiro. A visitação é feita de terça a domingo, das 10h às 16h.


Serviço:
Local: Museu do Café;
Endereço: Rua XV de Novembro nº 95,
Centro – Santos/ SP;
Horário: Segunda a quinta-feira, das 9h às
17h. Domingo das 10h às 17h;
Preço: Inteira – R$ 5,00 / Meia – R$ 2,50

Local: Museu Republicano;
Endereço: Rua Barão do Itaim, nº 67 – Itu
/ SP;
Horário: Terça-feira a sábado, das 10h às
16h45 e, aos domingos, das 9h às 15h45.
Preço: Entrada gratuita.

Local: Aquário de Santos;
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão,
Praça Ver. Luiz La Scalla, na Ponta da Praia,
Santos/ SP;
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h
e, aos sábados, domingos e feriados, das
9h às 20h;
Preço: Inteira – R$ 5,00 / Meia – R$ 2,50.

18 de jan. de 2012

Sim, o importante é participar...

Por Prof.° Rafa Dutra - Coordenador do Núcleo de Formação Humana do Colégio Fênix Santa Paula         
  
          Abrimos o ano de 2012 cheios de expectativas e novos projetos no Colégio Fênix Santa Paula. Queremos continuar as atividades bacanas que promovemos em 2011 e, principalmente, promover novas atividades e novos espaços de encontro, troca, estudo, convivência, reflexão e socialização entre alunos, professores e familiares.

            Esse ano promete! E é com esse espírito que minha primeira coluna do ano é, na verdade, um grande convite à participação! Tenho uma crença de que a formação de nossa subjetividade e de nossa identidade se dá principalmente pela forma que participamos dos espaços que vivenciamos, seja no convívio familiar, nas aulas da escola, nas baladas com os amigos, nas tarefas do trabalho ou no engajamento em outras ações.

            A forma como participamos dos espaços que compõem nosso cotidiano faz toda diferença na formação de quem somos, e ser mais ativo é uma escolha pessoal, que acredito fazer toda a diferença, pois se sentir realmente parte de algo é de extrema importância!

            Vivemos em uma sociedade em que o que vale não é participar, mas vencer. Sabemos que nesse modelo todos nós perdemos, afinal, com essa lógica de relações, alguns se beneficiam, mas todos perdem! E por isso que queremos criar diferentes espaços de participação para os nossos alunos, seus familiares e professores, para que possamos ser mais ativos na construção de nossa escola, na formação de nossos alunos e em nosso próprio desenvolvimento.

            Participar não é se destacar! Participar é estar presente, se apropriar do que acontece, ir atrás das informações, dar a sua opinião, frequentar os espaços oferecidos e solicitar novos espaços de participação.

            Para esse ano que se inicia, várias atividades estão planejadas, e a participação de todos será fundamental, não apenas para fazer valer o nosso planejamento, mas também para criar novas possibilidades que não foram ainda pensadas por nós.

            Conto com a sua participação, e estou aberto ao diálogo com todos aqueles que querem se juntar a nós nesse desafio, que é tirar as pessoas de casa, do computador, da TV e dos shoppings para frequentar outros espaços, aprender coisas novas, encontrar outras pessoas, trocar experiências e, de fato, participar ativamente da construção de nossa escola, da formação de nossos alunos e de nós mesmos!

            Em 2012, o importante é participar!

17 de jan. de 2012

Informações Colégio Fênix Santa Paula

Semana de Planejamento
           
            A última semana do mês de janeiro será destinada ao planejamento final do ano letivo, onde a direção, coordenadores e professores se reúnem para acertar os últimos detalhes para o início das aulas.

Fique atento aos horários do Colégio durante o período de férias

Secretaria: 7h às 17h;
Tesouraria: 7h às 17h, com uma hora de almoço.

12 de jan. de 2012

Plantão dos Coordenadores

            Durante este mês, os coordenadores do Colégio dividir-se-ão em plantões de atendimento na escola, portanto, caso você tenha alguma dúvida ou questão a ser esclarecida, vá ao Fênix e fale com o respectivo coordenador.

1ª semana – Isabel Baptista (finalizado)
2ª semana – Cláudio Monteiro
3ª semana – Cilene Donadio

11 de jan. de 2012

Robótica na grade curricular do EFI,mais uma iniciativa Colégio Fênix

            Uma parceria envolvendo a Lego Education e o Fênix Santa Paula institui, a partir deste ano letivo, o curso de robótica como parte da grade curricular do Ensino Fundamental I. A iniciativa aliará o conceito do conteúdo aplicado nas demais matérias e a prática de montagem da robótica.

            As aulas serão ministradas pelo Prof. Caio Gaeta, que receberá treinamento específico sobre o sistema Lego Zoom, material usado no projeto. “O grande diferencial do novo formato do curso de robótica é que, além de estar na grade de ensino do Colégio, todo material programático do Lego Zoom será aliado ao que os alunos estão aprendendo em outras matérias”, ressalta a vice-diretora geral, Renata Souza Leite.

            “Por exemplo, na disciplina de ciências, se os alunos estiverem aprendendo o sistema solar e o movimento que os planetas fazem em torno do Sol, aqui, na aula de Robótica, eles vão montar o sistema solar com mecanismos que façam os planetas girarem em torno do Sol”, explica o prof. Caio.

Porém, mesmo na grade, a aula será opcional durante 2012, “pois como o projeto foi fechado no final do ano, não houve tempo hábil de repassar os valores para os pais”, afirma Renata. Portanto, caso o estudante queira participar das aulas, terá que investir R$ 25 mensais.

Programa Líder

            Outra novidade é o Programa Líder, extensão da parceria envolvendo a Lego e o Fênix Santa Paula. O programa será aplicado aos alunos do Ensino Fundamental II, no formato extracurricular.

10 de jan. de 2012

Um brinde ao ano que chegou

            Olá, para começarmos 2012 com o pé direito, iniciamos o primeiro post do ano com uma mensagem do escritor e psicoterapeuta Augusto Cury.

            “Desejo que você não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
            Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
            Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
            Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
            Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
            Seja um debatedor de ideias.
            Lute pelo que você ama.”